Pesquisar

 

Arquivos

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Arquivos Recentes

O TEMPO

DIA DA MÃE

ACORDE PARA VENCER!

...

A MACIEIRA ENCANTADA

A VIDA É SIMPLES...

CAVALO A GALOPE

ESTRATÉGIAS

AMIGO NÃO TEM DEFEITOS

BOM FIM DE SEMANA!

Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2006

SABER NÃO OCUPA LUGAR... MAS OS OCEANOS OCUPAM E MUITO...!

mergul101.gif


OCEANO ÁRCTICO


Um dos lugares mais gelados do globo, o oceano Árctico faz fronteira com o Norte da Europa, a Ásia, a América do Norte e a Gronelândia. Estas terras geladas são ricas em minerais e vida selvagem, mas o número de habitantes é reduzido. No Verão, quando as temperaturas atingem 0º C, as correntes quentas provenientes do Pacífico e do Atlântico derretem algum gelo. Com a ajuda de quebra-gelos para abrir caminho, os navios podem navegar ao longo das costas da Ásia e da América do Norte.


Características físicas


O Árctico é o mais pequeno e o de menor profundidade de todos os oceanos. A maior parte da sua superfície é coberta por uma massa de gelo flutuante com cerca de 2 m de espessura. O Pólo Norte situa-se no centro do oceano Árctico e é constituído por blocos de gelo à deriva.



arraia1.gif


OCEANO ATLÂNTICO


O Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, cobrindo cerca de um quinto da superfície terrestre. Separa as Américas a ocidente e a Europa e a África a oriente. A norte encontra-se o oceano Árctico e a sul o Antárctico. Há muitos mares nas extremidades do Atlântico, incluindo o Báltico e o Mediterrâneo a oriente e o mar das Caraíbas a ocidente. O Atlântico contém algumas das reservas pesqueiras mais ricas do mundo, mas é também o oceano mais poluído devido às indústrias na costa.


Características físicas


As águas do Atlântico são calmas mas movimentam-se em grandes correntes, como por exemplo a corrente do Golfe, que afectam o clima mundial. As correntes podem atingir temperaturas de 30º C, mas também de -2º C. Muitas das ilhas no Atlântico são de origem vulcânica e situam-se na Dorsal Média Atlântica. As maiores ilhas são a Gronelândia e Islândia, rodeadas pelo mar da Gronelândia no Atlântico Norte.



orca1.gif


OCEANO ÍNDICO


Limitado a oeste pela África, a leste pela Austrália e pela Indonésia e a norte pela Ásia, o oceano Índico é o terceiro maior oceano do mundo. A sul, mistura-se com o oceano Meridional, que dá a volta ao globo. Ao contrário do Atlântico e do Pacífico, não tem uma saída natural a norte do mar Vermelho, o ligue ao mar Mediterrâneo. Os ventos de monção provocam inundações no Sudeste Asiático e no subcontinente Indiano.


Características físicas


As correntes do oceano Índico mudam espectacularmente de direcção, desviadas pelas monções. De Fevereiro a Março, uma forte corrente passa a sudoeste, ao longo da costa da Somália, mudando completamente de rumo entre Agosto e Setembro. No Golfo de Bengala, a corrente tem o sentido dos ponteiros do relógio em Fevereiro e o sentido contrário em Agosto.



peix206.gif


OCEANO PACÍFICO


Com o dobro do tamanho do seu rival mais próximo, o oceano Atlântico, o Pacífico é o maior oceano do mundo e cobre um terço da superfície terrestre. Estende-se do Árctico, no Norte, à Antárctida, no Sul, e na horizontal ocupa quase metade do globo, das Américas à Austrália e à Ásia. No Pacífico encontram-se vulcões activos e mais de 20 000 ilhas vulcânicas e de coral. É também o mais profundo dos oceanos, atingindo os 11 033 m na fossa das Marianas. Importantes rotas comerciais atravessam o Pacífico e alguns dos países mais ricos do mundo são banhados pelas suas águas.


Características físicas


Ao contrário do que o seu nome sugere, o oceano Pacífico é cruzado por correntes poderosas que afectam o clima e o estado do tempo. A norte, circulam no sentido dos ponteiros do relógio e a sul no sentido contrário.


f0a.jpg


</div>
publicado por mcapote às 00:58
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

subscrever feeds