Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2005
Os homens também são vaidosos e gostam de se embelezar. Só não sabem o que fazer para ficarem mais atraentes. Aqui vai uma ajuda. Ora leia.
Hoje, os homens sabem que os cremes não são uma arma exclusiva das mulheres. Estão mais vaidosos e investem no visual. Acabaram-se os preconceitos.
Preocupam-se com as imperfeições do rosto, do corpo, e ficam irritados com o cheiro a suor do colega do lado. O cuidado com a estética já não se restringe ao corte de cabelo mensal. O macho latino é mais exigente e caprichoso.
Mas poucos sabem usar os produtos que o mundo da cosmética oferece. Depois de ler este artigo, acaba-se a desculpa de não ter informação. Embeleze-se para o dia do casamento, tome-lhe o gosto e seja um marido bonito para o resto da vida! É uma questão de hábitos, acredite.
O BARBEAR
Até 1762 - altura em que foi inventada a máquina de barbear - a barba era feita à navalhada. Tarefa que se simplificou quando o senhor Gillette inventou o conhecido aparelho com o seu nome. Mas não agradou à maioria dos homens. Raros são os que encaram o ritual matinal com satisfação. O que, para alguns, é um momento de descontracção, para outros é um suplício.
O acto de barbear provoca ardor e comichão aflitiva aos homens de barba cerrada e grossa. Para suavizar o problema é necessério saber qual o tipo de pele e recorrer a alguns truques.
Tentar fazer a barba depois de um banho bem quente. Os poros estarão mais dilatados e os pêlos saem facilmente.
Cortar os pêlos no sentido crescente.
Usar espumas de barbear enriquecidas com hidratantes que preparam o rosto para a agressão das lâminas.
Depois de barbear, lavar o rosto com água abundante de modo a retirar todos os vestígios de creme e aplicar um after-shave sem álcool ou uma loção para peles sensiveis.
A PELE
O conceito de limpar, tonificar e hidratar ainda é desconhecido ao ouvido masculino. De manhã, lavam o rosto com o sabonete que estiver mais à mão. Poucos são os que se lembram de aplicar um creme com ph neutro.
A estrutura da pele masculina é idêntica à do sexo feminino. No entanto, a composição hormonal é diferente. As glândulas sebáceas trabalham activamente a pele masculina. Mais 50 a 60% do que nas mulheres.
Situação que se agrava com o stress do dia-a-dia, a poluição das grandes cidades e as variações de temperatura. Resultado: a pele fica oleosa e manifesta problemas difíceis de resolver, como pontos negros, borbulhas e pêlos encravados.
A limpeza torna-se essencial. Deve ser diária, usando sabonetes próprios para a face. Com a pele húmida, aplique o produto e massage o rosto com movimentos ascendentes, até obter espuma. Remova dois minutos depois com água morna. Limpe o rosto com uma toalha macia.
De seguida, caso a pele seja sensível, aplique um after-shave sem álcool ou um creme hidratante. Não se esqueça que os hidratantes protegem a pele contra as agressões externas e o envelhecimento prematuro.
Os homens também podem recorrer à ajuda de um esfoliante para remover as células mortas. Deve ser aplicado uma vez por semana na testa, nariz e maçãs do rosto.
CABELO
Antes, os homens eram fiéis ao barbeiro da esquina. Aquele da tesoura conservadora, em quem a família confiava há gerações. Agora, em busca de um visual arrojado, os executivos estão a trocar a barbearia pelos cabeleireiros. Conceituados, de preferência. Eles cortam, pintam, arranjam as mãos e até os pés. São os profissionais que asseguram que um bom corte é meio caminho andado para uma boa aparência. O mesmo acontece com os cabelos brancos. Muitos acham que ser grisalho é charmoso. Outros preferem escondê-los e pintam ou fazem madeixas.
Mas atenção: o último grito da moda não é para todos.
A escolha do champô é absolutamente fundamental para conservar a saúde, brilho, volume e textura do cabelo. Use uma fórmula adequada ao seu tipo de fios e, ao lavar, massage o couro cabeludo com as pontas dos dedos, nunca com as unhas.