Selo Do Blog

yelrose_glb-001.gif

17 / 09 / 2010
Brumaximus

Free Web Counter
Free Hit Counter

Meu Nome:

Mafalda

Signo:

libra.gif

Residência:

Açores

Ilha Terceira

mail1.gif

mcapote@sapo.pt

Gosto de:

Passear ao pé do mar; Ouvir música; Ver T.V.; Ler; Jardinagem e do meu blog...

Adoro:

Animais e Cozinhar...

Música:

Gosto de quase tudo.

T.V.:

Algumas Novelas e Filmes.

Livro:

"As palavras que nunca te direi."

Jardinagem:

Plantas de interior e de jardim.

Blog:

Cada dia aprendo mais sobre este mundo...

Animais:

Tenho 2 cadelas: a Nina e a Dalila e a gata Kika e peixes.

Gastronomia:

Tradicional Terceirense; Portuguesa; Chinesa; Italiana; Mexicana...

Detesto:

Mentira; Falsidade, Cobardia e Inveja.

Frase:

"Não importa o quanto essa nossa vida nos obriga a ser sérios... Todos nós procuramos alguém para sonhar... brincar... amar... e tudo o que precisamos, é de uma mão para segurar, e um coração para nos entender."

Pesquisar

 

Arquivos

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Arquivos Recentes

O TEMPO

DIA DA MÃE

ACORDE PARA VENCER!

...

A MACIEIRA ENCANTADA

A VIDA É SIMPLES...

CAVALO A GALOPE

ESTRATÉGIAS

AMIGO NÃO TEM DEFEITOS

BOM FIM DE SEMANA!

I love your blog.bmp

SeloMT - Mudar o Template.jpg

IDEIAS E IDEAIS

logotipo-00.gif

logo2005-00.gif

logo-00.gif

logocruz_rec.gifl-gastro.gif

Aroma de Mulher

limkme02.gif

Dreamer World00.bmp

Doce Veneno.bmp

apaixonada.bmp

Biscoitos

Alma sem Fim!

Azoriana Blog

Cheguei!!!

Diabinho

OlharDeFogo_800 (2).jpg

Metamorphosis!

Meu Tesouro

Chica IlhéuChica Ilhéu

vagueando


bandeiras0101.gifazores_mw.gif

Priôlo
Salvemos o Priolo

Selo
Selo de Inscrição E.B.I.T

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2005

...

Quando o "belo feminino" se torna um pesadelo e uma obrigação


A beleza é, em sua própria essência, algo muito relativo. Prova disto, é que os padrões de beleza modificaram-se no decorrer da história da humanidade. Dentro deste contexto, a mulher continua sendo o alvo mais visado da "estética" corporal dominante em nossa sociedade.


A maior propagação dos "modelos de beleza" ocorre através dos grandes meios de comunicação social, os quais reforçam os ditames do consumismo capitalista, construindo um padrão de "beleza" dado como obrigatório.


A corrida desenfreada para as academias de ginástica e para a medicina estética, o uso de produtos dietéticos para emagrecer, a anorexia e a bulimia, revelam uma espécie de "ditadura da beleza" à qual a maioria das mulheres se condiciona em busca de um corpo "perfeito".


Antes considerada um atributo da natureza, a beleza passou a ser encarada como uma questão de "conquista" e, nesta lógica, é necessário investir muito dinheiro a fim de se alcançar a aprovação da sociedade. A beleza, ou melhor, a feiúra, acabou gerando um lucrativo mercado no mundo capitalista. Com muita propriedade, a escritora americana Noemi Volf afirma, em seu livro O mito da beleza, que "a beleza é um sistema monetário assim como o ouro. É o último e o melhor sistema de crenças que mantém a dominação masculina intacta. Assim, o capitalismo usa as mulheres 'bonitas' como isca para venda dos seus produtos, lucrando com a discriminação das consideradas 'feias' que buscam o maior número de produtos possíveis para compensarem a sua 'feiúra'."


A figura da mulher é exposta e explorada como um "objecto". Os grandes meios de comunicação social vêm desempenhando um papel decisivo, através de revistas, jornais, comerciais, novelas e programas em geral, contribuindo, desta maneira, com a afirmação de um padrão de "beleza". Um exemplo a ser considerado, são os programas de televisão, principalmente os humorísticos, onde as mulheres são apresentadas, em sua grande maioria, como figuras bonitas e atraentes, porém, imbecis, desprovidas de ideias e vontades. Constantemente, em contraste a esta figura, encontra-se uma mulher feia. Esta, por sua vez é apresentada como uma pessoa chata e desinteressante, embora, algumas vezes dotada de certa inteligência. Estes estereótipos reforçam a ideia de que são os "dotes físicos" de uma mulher que realmente importam.


A discriminação do corpo da mulher também ocorre, de uma forma específica, através da maioria dos concursos de beleza, onde somente as mulheres jovens e que se enquadram nos padrões estéticos impostos, podem participar. Com este intuito, estas mulheres são avaliadas por meros critérios físicos.


Analogicamente pode-se comparar os concursos de beleza com as mostras de gado, onde os animais desfilam na frente dos jurados e juradas que adoptam critérios para a avaliação física destes, como por exemplo, o tamanho e a textura dos pernis, das paletas, a postura e desenvolvimento do animal e, no caso das vacas, seus úberes.


Lamentavelmente, este exemplo evidencia a forte discriminação da mulher como ser humano, ditada pelo mundo masculino e, muitas vezes, aceita pelas próprias mulheres. A ideologia de "beleza física" acaba gerando uma inversão de valores, nos quais a busca por um corpo perfeito, é considerada um sinónimo de aceitação social, geralmente confundida com a felicidade.


Embora as mulheres, ao longo de muitos anos, com muita luta e persistência, tenham conquistado direitos e se afirmado em vários espaços da sociedade, lementávelmente, ainda é "normal" continuarmos sendo vistas e consideradas pelos contornos físicos de nossos corpos, o que evidencia um empobrecimento da capacidade de olhar o ser humano. Como afirma Rita Kehl, "a maior beleza está no corpo livre, desinibido em seu jeito de ser, gracioso porque todo ser vivo é gracioso quando não vive oprimido e com medo. É a livre expressão de nossos humores, desejos e odores; é o fim da culpa e do medo que sentimos pela nossa sensualidade natural; é a conquista do direito e da coragem a uma vida afectiva mais satisfatória; é a liberdade, a ternura e a autoconfiança que nos tornarão belas. É essa a beleza fundamental."



Revista Espaço Académico/a Página da Educação

publicado por mcapote às 12:59
link do post | comentar | favorito

perdoar.jpg

09-00.gif

k0176.gif

Foto27-00.jpgFoto31-00.jpgFoto39-00.jpgFoto41-00.jpgFoto46-00.jpgFoto51-00.jpgFoto53-00.jpgFoto59-00.jpgFoto60-00.jpgFoto65-00.jpg


AWARD'S

coracoes_br.gif

coracoes_br.gif

coracoes_br.gif

”Aprovadíssimo!!!”

coracoes_br.gif


O M E U A W A R D

Animation10000.gif

ebit1_99x56_2006-.gif

BLOGS PARTICIPANTES NO EBIT

Fogotabraze

Starwatcher

Azoriana/Açoriana

Ofeliazinha

Porto das Pipas

Chá Verde

O Vent(ilha)dor

Luso's Lair

Mike "Dawg" Maciel

Quebra Cabeças

Miauu Girls

Ideias e Ideais

Biscoitos

Redescobrir o Mundo Rural

Desambientado

Ilhéu do Norte

Rapariga das Laranjas

Angel

blogs SAPO

subscrever feeds